De verdade. E você sabe do que estou falando.
Estou falando do poder do pequeno. Do preto, do aleijado, da criança. Esse mesmo. Aquele que arromba a porta das Senzalas.
É um mito que tentaram matar. Na TV eles dão outros mitos pras crianças nos últimos 20, 30 anos. O saci da TV hoje é subalterno.
Mas só o saci é verdadeiro.
“Das Américas de encontros inesperados,Estamos usando essa tecnologia que os senhores inventaram, mas que os sacis tomaram para nós, como Prometeus caóticos divinos. Eu reconheço em você um quilombo de saci.
onde o sincretismo antropofágico
foi vereda na vida
insurgiu o Saci-Perêrê.
De berço guarani e infância abolicionista,
o peralta perneta é a confluência das almas
e mitos que forjaram o Brasil"
A questão é que eles, os dominadores, os escravizadores, os que são reconhecidos como donos das coisas, têm perseguido os sacis. Matado desde a infância. As próprias escolas muitas vezes são campos de concentração para sacis. O tubo da TV é uma bazuca com a qual atiram na cabeça de sacis.
Mas o saci não pode morrer.
O saci vive.
Mas há sacis vivendo trancado dentro de senzalas escuras e bem guardadas no coração de cada ser humano que vive nesse vasto império disfarçado de república chamado Brasil. Há sacis enjaulados. Por que o saci é o espírito humano.
Ele protege as florestas. Ele acaba com o opressor. Liberta os bichos.
É ele, cara! Ele somos nós.
É ele, o arteiro, o traquinas, o brincalhão. Ele q foi sendo construído da imaginação, das angustias e sonhos de antepassados de diversas raças raças brasileiras. É dele que precisamos agora.
Arrombar a porta das senzalas de saci. Essa nossa missão histórica, sinto.
Eu sou o saci. Você é o saci. Liberte-se! Arrombe a porta da sua senzala interior!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Liberte o saci que existe em você